CrossFit Almada

Perguntas Frequentes

O CrossFit é um programa de condicionamento físico geral, que alia diversas práticas desportivas, com um sólido objetivo promover uma vida saudável.

Treinos variados e de alta intensidade, desenhados para que os atletas desenvolvam variadas capacidades físicas; aumentam a sua performance desportiva e melhorem a sua qualidade de vida.

O CrossFit explora mais de 10 capacidades do corpo humano: resistência cardiorrespiratória; resistência muscular; força; flexibilidade; potência; velocidade; coordenação; agilidade; equilíbrio e precisão.

O CrossFit trabalha o condicionamento físico num todo, servindo para diversas finalidades e quem determina isso é o próprio atleta.

Permite explorar e aprimorar diferentes capacidades do corpo humano; estimula a perda de peso; contribui para o fortalecimento da massa muscular e é um poderoso aliado no tratamento de algumas doenças, decorrentes de uma vida sedentária.

Promove, ainda, o aumento da consciência corporal e a destreza nos movimentos do nosso corpo, úteis nas mais diversas tarefas do dia-a-dia.

Não!

O CrossFit é um programa que qualquer pessoa pode cumprir, independentemente da sua condição e capacidade física atual; idade ou histórico de lesões.

Um dos objetivos do CrossFit é administrar a nossa capacidade físicaatender aos limites do nosso corpo e ,com a ajuda profissional indicada, adaptar o treino nesse sentido. Os treinadores procuram adaptar os treinos a cada atleta, proporcionando a melhoria do seu condicionamento físico, de uma forma segura.

No caso de haver um histórico de lesões passado ou atual, é aconselhado que consultes um especialista para uma avaliação médica, a fim de perceberes se tens ou não permissão para treinar. Tendo liberdade para treinar, nada invalida a prática de CrossFit. A sua prática pode, inclusive, auxiliar na recuperação e evitar lesões futuras.

São vários os estudos que comprovam que a prática de CrossFit não promove tão facilmente lesões, quanto outros desportos. O cuidado profissional inerente à construção dos treinos e a própria supervisão durante o mesmo, eleva a segurança do atleta na prática destas programações.

Não!

Para iniciares a tua jornada precisas, apenas, do teu corpo e vontade de treinar.

O pagamento da mensalidade inclui a utilização do equipamento disponível e necessário aos teus treinos. Recomendamos que utilizes um calçado adequado, de preferência, com a sola plana e com pouco amortecimento.

Quanto ao resto do equipamento acessório, a sua compra dependerá do teu interesse, não sendo estritamente necessário à prossecução dos treinos.

Uma dúvida frequente, sobretudo, no universo feminino.

Os treinos baseiam-se em movimentos funcionais; alta intensidade e variação constante, logo poderás reparar num mais eficiente aumento de massa muscular, em comparação aos exercícios isolados nos ginásios tradicionais.

Mas, para o aumento de massa muscular ser significativo a dieta e os estímulos de treino são essenciais. Portanto, não há razão para temeres ganhar mais massa muscular do que aquela que pretendes, pois se esse não for o teu objetivo não será forçosamente o teu resultado.

Coloca-nos a dúvida que gostavas de ver esclarecida!